27 de maio de 2013

Desafio da Paz no Alemão


   Boa semana pra quem correu ontem, pra quem correu hoje e pra quem ainda vai correr! Vamos começar falando do dito "Desafio da Paz"

   Bom vou ser direto em relação ao evento e não tecerei criticas a situação da região! Domingão de manhã é dia de correr e por que não encarar uma corrida com subidas desafiadoras? Então inscrevi a turma da Academia dos Afonsos no 3º Desafio da Paz no Alemão!

   As 6 da matina a turma estava reunida no ponto de ônibus para tomar a condução rumo a largada na Vila Cruzeiro, na Penha! Um frio que se esvaia com o surgimento do sol ainda dava calafrios, e mais calafrios eram sentidos com a demora do transporte público, mas as sete em ponto uma vam, transporte alternativo, resolveu salvar a turma!

   Na lotada, já lotada, embarcaram meus alunos Francisco, Deise e Maria comigo e minha noiva Luciana! Por volta das 7:30 saltamos em frente ao guanabara da Penha, na avenida Bras de Pina e dali seguimos por cerca de 500 metros até o Campo do Ordem, onde seria a largada! Mas no caminho meu cunhado, que já estava no local, ligou avisando para não entrar, pois um intenso tiroteio tomava conta do ambiente!

 Além destes alunos, outros dois deixaram de ir devido aos atos de violência e insegurança pública que ocorreram durante a semana, e com este novo ato um temor bateu a porta do medo! Como líder do grupo resolvi dar continuidade, devido ao número de atletas que seguiam para o local e a quantidade de policiais que estavam presentes!

    Faltando um quarto de hora para a largada acessamos o campo e parte dos atletas estava com uma expressão de horror que contrastava a com expressão de normalidade e calma dos moradores. De imediato realizamos todos os preparativos para largar, porém houve o atraso já imaginável!

   Na hora seguinte encontrei alguns amigos e vi algumas "celebridades" como o diretor de esportes do afrorregae e o secretario da segurança pública do Rio de Janeiro!

   As 9 horas a pista foi liberada e a energia dos corredores tomou conta da favela, inúmeros moradores davam força aos atletas, incentivavam com cartazes, gritos e e aplausos, o calor do subúrbio é maravilhoso, o gelo e apatia dos moradores da zona sul me dá medo! Me senti em casa e num ritmo moderado meti o pé na estrada!

   O percurso começou plano e com muito calor no asfalto, no K1,5 deu-se início a primeira subida de 4 grandes e ao terreno de terra batida. Até o K3 corremos por estradas a sem sombras, mas a partir deste entramos na floresta onde só saímos no K4, após muita lama e pirambeiras. Tenho que citar no vi o amigo Ozeias saindo do meio do mato com outra pessoa, mas não comentarei tal fato!

    Após o quarto quilômetro a dificuldade aumentou, não pelas subidas mas sim pelas descidas! Eram tão inclinadas que tive que travar e segurar o ritmo, assim como ano passado havia muita gente da organização avisando para diminuir a velocidade!

    Como disse, eu estava me sentindo em casa e ao passar por um bar um morador esticou o braço e me ofereceu um copinho cheio de cerveja, não pude negar! Dei uma golada e ele disse "pode matar", virei o copo, agradeci e segui feliz! Esse repositor me deu um gás final enorme e dei uma acelerada! Fechei a prova em 36' creio que poderia ter feito melhor, mas eu segurei legal, fui brincando com o povo, afinal meu negocio é apenas completar e sem ficar cansado!

   Em geral a prova foi boa, percurso legal, muita festa, água bem distribuída, banheiros no caminho e lanche no final ótimo! Não gostei do kit, não estava feio, mas estava tão pobre! Outro ponto negativo foi a chegada, colocaram todos os corredores dentro de um campo (Campo do Sargento) e era impossível sair ou entrar no campo, diferente do ano passado a chegada estava totalmente bagunçada! Um elogio tenho que dar, foi para o guarda-volumes, incrivelmente estava organizado!
 
   Valeu aos bons amigos que encontrei! Força na peruca e que venha a maratona!

Pós treino de rugby, rumo ao basquete!



Pré corrida com meu amor vendo o Mengão arrasar no basquete!

Eu, minha noiva e o cunhado!

Que noiva linda hein!
Eu, Francisco, Jorge e outro amigo que não conheço!

Galera da Academia dos Afonsos: Francisco, Andre, Luciana, Eu, Deise e Maria

                                     


Mais uma medalhinha!


Toda corrida merece uma comemoração!

4 comentários:

  1. Muito bom... nem preciso comentar a corrida, foi exatamente dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Os disparos foram só pra dar mais emoção à corrida!!! Fim de semana maravilhoso com meu amor, amigos e minha família!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira