12 de maio de 2013

Circuito Light Rio Antigo - Etapa Lapa


     Domingo, 12 de maio de 2013. Dia de correr (e corremos) a etapa Lapa do Circuito Light Rio Antigo, o mais emblemático e significativo circuito do Rio de Janeiro. Sou suspeito para falar, haja vista ser um estudante de história, e embora não haja absolutamente tempo algum para no meio da corrida você parar e contemplar os casarios e ruínas que denunciam os séculos da nossa Cidade, vale ao menos por ser uma alternativa ao já cansado Aterro do Flamengo, que se fosse gente e pudesse falar, certamente diria que não aguenta mais ser pisoteado todo santo domingo. Mas chega de blá blá blá e vamos falar da corrida em si.
     Em primeiro lugar, parabenizar a organização do evento. Justiça seja feita, pois a da etapa Cinelândia no ano passado deu vontade de chorar. Como tenho o hábito de sempre chegar cedo nas corridas para sentir o clima, tirar fotografias, encontrar um ou outro amigo e fazer o alongamento com a devida calma, pude observar todos os envolvidos concisos e determinados a fazer desta prova um grande espetáculo.
   Pontos de hidratação posicionados corretamente, seguranças em todos os pontos fazendo valer a interdição das ruas, local de guarda volumes sem o tradicional tumulto, funcionários indicando sempre a rota a ser seguida e a inclusão da Av. Rio Branco substituindo a Perimetral foram os pontos altos do dia. Em termos de pontos baixos (sim, houveram, e já começo a crer que nunca deixará de ser, seja qual for o organizador) podemos citar a quantidade insuficiente de banheiros químicos (cerca de uns 30 para milhares – não é uma metáfora – de participantes) a escolha por vielas de paralelepípedos, que sabe-se lá quem disse um dia que isso torna a corrida mais emocionante, poucas placas de sinalização de quilometragem – contei apenas duas durante os 10km que percorri, distribuição de apenas uma fruta e um copo de Gatorade ou similar ao fim da corrida [pasmem, vi um senhor discutindo com uma das meninas que distribuíam a banana, pois o mesmo queria duas e ela só queria dar uma. É claro que neste momento, com o batimento cardíaco beirando os 170 enfiei a mão em quantas  pude e dei ao senhor, sem deixar de desfiar minha habitual lista de impropérios a mocinha carrancuda. É claro que depois me arrependi. Ela segue ordens... ] e pra completar, e não menos pior (com o perdão do erro de português), logo na largada todos do pelotão que eu estava foram surpreendidos com nada mais nada menos do que spray de pimenta que, ao que tudo indica, havia sido expelido momentos antes da largada bem no trajeto inicial! Parece piada, mas não é. Imagina você, no início de uma corrida, dando o Sprint inicial, mandando todo o oxigênio que o nariz é capaz de mandar pra dentro, sentir as narinas queimando por gás!
     Enfim, acho importante dizer que as críticas não são postadas com o intuito de diminuir ou prejudicar a organização do evento. Todos sabemos que trata-se de milhares de reais envolvidos, um negócio como qualquer outro que deixa o bolso de alguém bem cheio, mas mesmo assim é válido por proporcionar um ambiente descontraído e agradável aos amantes do esporte. Nossa missão aqui é fazer com que melhore cada vez mais, pois assim todos temos a ganhar.
     Eu e minha irmã conseguimos completar os dez quilômetros com o tempo de 58 minutos, o que não me pareceu nada mal, sobretudo depois dos já citados paralelepípedos. Infelizmente o resultado geral da prova ainda não está no ar, mas basta acompanharmos o site que saberemos em breve.
Um abraço a todos, e bons treinos!

André Feital – Moderador convidado.






Amigo Wallace que esta iniciando nas corridas e foi dar uma moral a equipe

Eu, André, e minha irmã Luciana


3 comentários:

  1. Ótima matéria André! As críticas devem serem feitas sempre com intuito de chamar atenção as falhas para que as mesmas sejam melhoradas. Spray de pimenta? Vergonhoso! Cobram um preço nada agradável da Inscrição e dão apenas 1 banana? Não dão estrutura nenhuma aos atletas.
    Cara,mesmo tendo iniciado os treinos,estar ao lado de um irmão que tu é pra mim,é sempre gratificante. Olhando,segurando a mochila, tirando fotos...eu me divirto. Mas em breve estarei ao teu lado nas passadas.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns André e Luciana mandaram bem...Showwww
    Pena que não deu para correr com vcs hj.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. André, ótima matéria, mas tenho que discordar com vc em um ponto... Detestei o trajeto da corrida que pra mim se restringiu à Av. Rio Branco. Fazíamos um pequeno retorno em alguma ruela de paralelepípedos, mas logo estávamos de volta nela novamente, à Av. Rio Branco... Sinceramente, senti saudades da Perimetral!!!! Eu fui uma das que sofreu, e muito, com o gás de pimenta! Aquilo queimava tudo por dentro, muita gente tossindo e espiando e pedindo água, o que não havia naquele local por estamos a 100m da largada. 1 banana, gente, UMA BANANA!!!! É o prêmio pra quem conseguiu completar a prova... Nem ao menos uma maçã, E EU DETESTO BANANA!!!!! Sincetamente, acho que não corro mais a Rio Antigo.. Mas a medalha foi linda!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira