8 de maio de 2013

Sedentarismo: a doença da próxima década!


   Terceira postagem em parceria com a Comunidade Correr (de Buenos Aires, Argentina) do facebook!
   Hipócrates disse: "o que é usado é desenvolvido, o que não é usado vai atrofiar".

   Sedentarismo é a falta de atividade física regular, definida como: "menos de 30 minutos por dia de exercício regular e menos de 3 dias por semana."

   O comportamento sedentário é típico do caminho: comer para trabalhar, trabalhar para viver, viver para comer nas sociedades avançadas. No entanto, a inatividade física não é simplesmente o resultado do modo de vida escolhido por uma pessoa: a falta de acesso a espaços públicos seguros, instalações desportivas de fácil acesso e falta de incentivo aos jogos escolares assim como o esquecimento da educação física escolar; bem como os poucos conhecimentos sobre os benefícios da atividade física e a insuficiência dos orçamentos públicos (e privados) para promover a atividade física e educar o cidadão pode tornar o caminho para o abandono do sedentarismo difícil, se não impossível, para começar a praticar atividade física e abandonar de vez o sofá!

Mova-se!

  
   Você sabia que uma pessoa é sedentária, quando seus gastos energéticos semanais em atividade física não excedem 2000 calorias? É também verdade que só fazer atividade física uma vez por semana não ajuda a melhorar as estruturas e funções do nosso corpo? Pois não são exercidas forças para deixar o corpo em desequilíbrio homeostático  fazendo com que o mesmo se adapte para voltar a homeostase! Para isso é necessário estimular o organismo vivo pelo menos a cada dois dias!

   De acordo com a OMS a atividade física regular:

* Reduz o risco de morte prematura;
* Reduz o risco de morte por doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, representando
um terço da mortalidade;
* Reduz 50% o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II ou câncer de cólon;
* Contribui para prevenir a hipertensão arterial, que afeta um quinto da população adulta do mundo;
* Contribui para prevenir o aparecimento da osteoporose, diminuindo para 50% de risco de sofre uma fratura de quadril;
* Diminui o risco de sofrer com lombalgia ou outras dores nas costas;
* Contribui para o bem-estar psicológico, redução do estresse, ansiedade, depressão e sentimentos de solidão;
* Ajuda a controlar o peso, diminuindo o risco de obesidade em até 50%;
* Ajuda a desenvolver e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.


   Opinião do Blog: O sedentarismo já é considerado a doença que mais vai matar na próxima década segundo os especialistas!

   O abandono as atividades ao ar livre e a grande dependência gerada pelos computadores fará com que os jovens nascidos nas décadas de 2001 a 2020 sofram demais com o sedentarismo na década de 2021 a 2030!
  Isto devido aos atos inconscientes da sociedade moderna que visa apenas o âmbito financeiro e o tratamento das doenças, esquecendo que saúde segundo a OMS é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
  A partir desta definição podemos ver o quanto estamos indo no sentido contrário ao ficar horas sentados trabalhando em frente ao computador e depois horas em frente a televisão comendo e descansando, sem contar o exagerado tempo gasto com o descanso do corpo (leia-se dormir), então, como o texto diz, é preciso mudar e não aguardar a preguiça ir embora! É bom espanta-lá de uma vez por todas e salvar as futuras gerações, assim como o governo precisa rever a aplicação das atividades físicas nas escolas e melhorar as instalações públicas assim como incentiva-las através do poder privado!
   Enfim, eu não quero morrer num sofá, espero que você também pense da mesma forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira