27 de março de 2013

Exercício físico x sistema imunológico


Ao contrário do que muitos pensam, a nossa imunidade aumenta com a prática de exercícios físicos!
É aceito que o exercício pode levar a um estado transitório de imunossupressão, mas deve ser entendido que existem determinadas situações para tanto. A famosa “janela imunológica” após exercícios físicos pode ser o dia-a-dia de atletas profissionais que convivem com atividades de alta intensidade, mas para os praticantes de atividade física com objetivo de melhora e manutenção da saúde e qualidade de vida, essa janela não existe.

O exercício físico, entendido como indução de estresse controlada, pode oferecer situações depressoras do sistema imune, responsável pela proteção do organismo humano. Após uma única sessão de atividade física já é observada a leucocitose, aumento dos glóbulos brancos, principalmente pela maior concentração de neutrófilos na corrente sanguínea. Essas são as primeiras células de defesa a chegar ao local da inflamação. Nos exercícios isso ocorre pela demanda por regeneração muscular após a atividade.
É realidade que os exercícios intensos, encarando como maior que 85% do volume de oxigênio máximo (ou também maior que 85% da freqüência cardíaca de reserva), mostram que a atividade imune é atenuada depois da sessão. Já no exercício moderado, de 55 a 65% do VO2 máximo, a atividade imune é mantida ou tem aumento após a realização da atividade. Os estudos ainda encaram problemas metodológicos, inclusive com dados conflitantes. É possível encontrar estudos de comparação entre atividades moderadas e intensas, com diminuição da atividade imune nas intensidades mais leves. Isso acontece pela provável influencia do tempo de atividade. Mesmo com intensidades menores (55% do VO2 máximo) mas com longa duração (3 horas), existe maior queda na função imune do que em atividades intensas com menos duração (1 hora).
As pesquisas caminham para melhores definições das respostas imunes às intensidades. Mesmo assim, as diretrizes de prática de atividade física para saúde ainda se aplicam a manutenção e melhora do sistema imune. Intensidades moderadas de atividades com duração de 30 a 60 minutos promovem estresse saudável ao organismo e ganhos no condicionamento físico.




Bibliografia revisada do blog: Brunno Elias

6 comentários:

  1. Luciana muito boa a sua ajuda aqui no blog e com certeza este post vai tirar duvidas de muitas pessoas...Parabéns...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante , gostei,,,,agora ficarei de olho para não exagerar nos exercícios e eliminar o stresse maligno.

    ResponderExcluir
  3. Legal, Luciana.
    Nós amadores temos muito a ganhar com a atividade física orientada.
    Boas passadas
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira