22 de abril de 2013

Velho demais? Será que existe idade para começar?


Segunda postagem em parceria com a Comunidade Correr (de Buenos Aires, Argentina) do Facebook!





  Muitas pessoas acham que são muito velhos para iniciar um programa de condicionamento físico também pensam que isso pode ser muito arriscado, pois sofrem de doenças do coração ou diabetes, ou estão muito fora de forma para começar. No entanto, parece que nunca é demasiado tarde para fazê-lo.
  O exercício de resistência ajuda a manter e aumentar os vários aspectos de sua função cardiovascular, reduzir os fatores de risco (doenças do coração, diabetes, etc), aumentar a saúde, aumentar o sistema imunológico e aumentar a expectativa de vida.
  Treinamento de força também ajuda a parar a perda de músculo e força, associados com o envelhecimento. Além disso, a saúde óssea é aumentada e, assim, reduz o risco de osteoporose. Também aumenta a estabilidade postural, reduzindo o risco de quedas e fraturas ou lesões associadas e aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento.
  Algumas evidências também mostram benefícios psicológicos, tais como: preservação da função cognitiva, redução dos sintomas de depressão e aumenta a sensação de auto-controle.
  Como você pode ver, um bom programa pode oferecer muitos benefícios, inclusive para pessoas idosas com diferentes patologias, contribuindo para preservar um modo de vida mais saudável e independente, aumentando a capacidade funcional e qualidade de vida. Não há provavelmente nenhum outro grupo de pessoas que podem obter mais proveito do que as pessoas mais velhas.

Opinião do blog: Você ainda acha que está velho demais? Comece agora mesmo e adicione mais vida na sua vida! Viva mais feliz, faça novos amigos e dê o exemplo as novas gerações! Vamos correr, malhar, jogar bola e o que achar legal e divertido, o importante é não ficar parado!

 Ah! Os mais velhos também participam de competições, no atletismo por exemplo existem ligas de MASTER em que a disputa é acirradíssima e muito saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira