26 de janeiro de 2014

Treinador: Humano ou máquina?

   Boa tarde! O tema da postagem é: Quem é seu treinador? Você o conhece? Sabe algo sobre sua formação?

   Vou abordar este assunto justamente para falar sobre minha aventura deste ano!

   Sou educador físico devidamente registrado no CREF e nunca fui questionado por um aluno sobre minha formação. Entendo que confiam na idoneidade da minha pessoa, mas ficaria feliz que me questionassem sobre, momento onde poderia falar sobre meus diplomas, estudos e dedicação em ser um bom profissional e qualificado! Mas ninguém se interessa por isso!

   Em contrapeso muitas pessoas vêm me pedir um treino para musculação ou uma planilha para correr, e em 99% dos casos após falar sobre meus honorários eles desistem de prosseguir com a negociação!

   Fui procurar respostas e logo percebi que numa sociedade onde o povo e até o governo vêem a Medicina (meu sonho é ser médico) como salvação, não poderia esperar muito ao se tratar de prevenção! No meu entendimento a Medicina é apenas paliativo, bem diferente da educação física e nutrição que são preventivas! Mas essa visão é só minha, e provavelmente nem deve refletir o pensamento da minha classe! Mas fico com o seguinte ditado na cabeça: "é melhor prevenir que remediar!" Vejo sentido, mas não vejo ação das autoridades e da sociedade para mudar isso!

   Com base nisso entendi o porque de se achar facilmente um aplicativo sobre condicionamento físico ou alimentação na internet, ninguém dá o devido valor para o profissional! Inclusive pesquisei por algum aplicativo médico para me atender a qualquer momento e nada achei!

   Muitos dos meus alunos tem smartphones (cerca de 85%) e muitos (cerca de 80%) utilizam aplicativos de atividade física e/ou alimentação. Entretanto apenas 15% obtém sucesso com os mesmos!

   Resolvi ver como eles funcionam e vi que os mais renomados na loja do Google são muito bem elaborados, e o resultado obtido pelos meus alunos não condiz com as programações! Então a minha suspeita era que o aluno burlava o treinamento. Pesquisei verbalmente e 90% disseram seguir à risca o planejamento dos programas!

   A dúvida ficou na cabeça e resolvi testar! Vou apenas me prender à parte da atividade física. Fiz uma pesquisa e escolhi o  aplicativo MY ASICS como forma de preparação para a Maratona do Rio em 27 de Julho deste ano! Esta semana começo os treinos com o aplicativo e após a prova divulgo os resultados!

   Já recebi minha planilha e segundo o programa se seguir à risca vou obter facilmente meu resultado. O objetivo é comparar o App com um treinador humano e saber se este último tem ou não seu valor!

Obs: nenhum dos dados que apresentei tem fundamentação técnica, fiz as pesquisas verbalmente na minha academia com alunos do turno da manhã. Quem sabe um dia publico um artigo sobre isso!

Seguem fotos do programa!



Um comentário:

  1. Oi, Claudio! Eu faço uso do Runkeeper, ele funciona nos mesmos moldes do My Asics.
    É necessário refletir sobre o que vc quer expor aqui. Esses aplicativos de condicionamento físico e nutrição, tem todo um time de profissionais por trás deles. Profissionais do seu mesmo ramo e especialidade e demais profissionais com outras especialidades além das suas, sem desmerece-lo de qualquer maneira! Tudo o que consta nesses aplicativos saiu da cabeça de alguém então cada programa que ele sugere, cada aviso sonoro que ele produz: alguém tomou responsabilidade por isso e disse que esse era o programa certo para os dados que o usuário inseriu e que os avisos sonoros, fossem de estatísticas do treino ou uma frase motivacional, deveriam ser produzidos em x momento pois o usuário precisaria disso naquele instante. E eles funcionam sim, é só vc seguir a risca o que lhe é passado.

    Tentei me preparar para uma corrida de 5k com um mês de atencedência (sim, eu sei, loucura, amadorismo, insensatez...). Acabou que cabulei alguns bons dias de treino e quando fui me inscrever, só havia vaga para o percurso de 10k. Decidida ao suicídio, inscrevi-me. Resultado: fui até o 6km no jogging e dps comecei a alternar entre 5 min de caminhada e 5 de jogging até o fim do percurso. E eu não tive preparo nenhum além do que o aplicativo me passou. Antes dessa prova, eu já havia praticado esportes mas isso foi há anos e nada envolvia corrida. Meu tempo foi de 1h:33m, achei razoável pra alguém totalmente despreparada. Terminei a prova com dores, claro, mas terminei a prova sabendo que não posso cabular os treinos só pq o meu treinador não vai me cobrar como um humano cobraria...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira