17 de maio de 2011

Informativo sobre a Floresta da Tijuca

Esse informativo é voltado para a galera da minha academia: Academia dos Afonsos. Realizaremos o passeio saindo de sulacap com destino ao Pico da Tijuca e Cachoeira das Almas no dia 29 de maio de 2011. Se alguem estiver interessado pode entrar em contato comigo por aqui mesmo.

Breve historico
"A Floresta da Tijuca localiza-se no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Integrante do Parque Nacional da Tijuca (3.972 hectares), é a terceira maior área verde urbana do mundo[carece de fontes], atrás apenas do Parque Estadual da Pedra Branca (12.500 hectares) e do Parque da Cantareira (7.900 hectares).

Trata-se de vegetação secundária, uma vez que é fruto de um reflorestamento promovido à época do Segundo Reinado, quando se tornou patente que o desmatamento, causado pelas fazendas de café, estava prejudicando o abastecimento de água potável da então capital do Império.

A missão foi confiada ao major da polícia militar Archer, que iniciou o trabalho com seis escravos em 1861. Foram plantadas 100 mil mudas em 13 anos, principalmente espécies nativas da Mata Atlântica.

O substituto do Major Archer, o Barão d'Escragnolle, empreendeu um trabalho de paisagismo, transformando a floresta em um belo parque para uso público, com áreas de lazer, fontes e lagos.

Ao longo do tempo, as administrações apresentaram políticas de manejo da flora diferentes, algumas com ênfase à flora nativa, outras, dirigindo maior importância ao aspecto paisagístico, a começar pela introdução de plantas exóticas.

Exemplo dessa difícil convivência é a jaqueira. Aqui introduzida, demonstrou excelente adaptação, convertendo-se atualmente em um problema, uma vez que, pelo seu porte avantajado e o de seus frutos (dos quais sessenta por cento das sementes vingam), é tida quase como uma praga.

A Floresta da Tijuca é uma importante área de lazer com trilhas e espaços privilegiados para prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo. Dispôe de praças com brinquedos para crianças, espaços reservados para churrascos, confraternizações familiares e comunitárias e restaurantes.

É um local adequado à educação ambiental de crianças e adultos, possibilitando a integração harmoniosa entre o homem e a natureza. A administração do Parque oferece passeios com guia aos sábados e domingos e, mediante agendamento, para escolas e grupos durante a semana. Diferentes empresas especializadas em turismo de aventura e ambiental também realizam passeios pela floresta. Na área cultural, abriga o Museu do Açude.

Suas inúmeras trilhas são mais ou menos demarcadas e sinalizadas. Algumas permitem passeios sem guia; em outras, este é recomendável. Entretanto, não existem restrições, pois o policiamento atua apenas em caráter informativo.

As trilhas são classificadas por diversos níveis de dificuldade, e permitem o contato com a natureza tanto para crianças e idosos, quanto para aventureiros. O Centro de Visitantes da Floresta comercializa mapas e guias a preço de custo. A obediência às regras do parque é imprescindível para a conservação das matas. Turistas podem informar-se a respeito no Centro de Visitantes."

Cascatinha - Entrada do Parque 
Vista aerea da Floresta

Pico da Tijuca

Com 1022 metros de altitude, o Pico da Tijuca é um dos pontos de maior altitude no Município do Rio de Janeiro, e um ótimo local para se observar a grandeza do Parque Nacional da Tijuca. Do seu cume, pode-se contemplar grande parte da Zona Norte e Centro da cidade, além da Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico do Papagaio. A caminhada começa no Bom Retiro, na sede principal do Parque que fica no bairro do Alto da Boa Vista, aproximadamente 45 minutos da Zona Sul da cidade. A trilha tem 5.5 km de extensão (ida e volta) em terreno acidentado e por diversas vezes íngreme.
Pico da Tijuca
 
Escadaria construída em 1920, para a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Pico da Tijuca.
Este pico é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altitude. Segundo Burmeister, a primeira picada até o cimo deste morro, foi aberta em 1853. Em 1885, o Barão d'Escragnolle, sinalizou esta, já então trilha, para auxiliar os excursionistas. José de Alencar em Sonhos d'Ouro, nos conta que, em 1872, esta trilha já era percorrida a pé e a cavalo.
Em 1920, o Presidente Epitácio Pessoa reformou a trilha e mandou que se escavassem na rocha, localizada no topo do pico, degraus ladeados por corrimão constituído por grossas correntes de ferro. Este corrimão com 120 metros de correntes e 62 hastes margeiam os 117 degraus.

Escadaria


Caminho das Almas + Cachoeira das Almas

Galera não achei muitas informaçoes sobre o caminho e a cachoeira, em poucos locais dizem que era um local onde os escravos faziam suas oferendas aos orixás. Alem disto nada mais achei, mas posso dizer que é valido demais o passeio, ainda mais por ter a chance de se refrescar após a subida ao pico da tijuca.





Cachoeira das Almas
Fontes:


3 comentários:

  1. Cláudio,
    Muito rico o post.
    Para mim, leiga gaúcha dos pampas que não conheço a Floresta da Tijuca, foi um banho de informação.
    Abraço!
    Bons treinos!
    Ingrid
    http://www.ingridrunning.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Fala Cláudio blz amigo que passeio bombado vcs irão realizar amanhã na floresta da Tijuca hein, eu nunca fiz esse passeio e espero um dia realiza-lo, pena que amanhã estou de svc no quartel, pq senão iria com vcs...
    Boa trilha para vcs amanhã.
    Um abraço,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu Cláudio,
    Parabéns pela prática da corrida e preocupação ambiental. Sou Professor de Geografia e estava procurando informações sobre a Floresta da Tijuca.
    Também sou blogueiro (www.riopontorj.blogspot.com)
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira