17 de julho de 2014

Maratona do Rio 2014 - Minha preparação

Comecei o ano com um objetivo único nas corridas: fazer a Maratona do Rio sub 04:30'00"

E não dei mole, fiz um bom trabalho de base e resolvi testar um App de corrida, o My Asics, segui a risca os treinos, mas desisti no meio do caminho, infelizmente os treinos futuros não são reajustados conforme eu melhorava o rendimento, sendo assim não via o porque segui lo, e logo com isso entendi a grande decepção de alunos da minha academia que mesmo seguindo o programa não atingem o objetivo!

Baseado na metodologia "treine menos, corra mais" montei meus treinos compostos por três treinos semanais de corrida (um de tiro, um de pace baixo e um longo), três treinos aeróbicos diferentes de corrida/caminhada e quatro treinos de musculação! Consegui cumprir tranquilamente, mesmo com meus horários super apertados.

Dei início ao acompanhamento nutricional com um profissional especializado em nutrição esportiva. Na maratona de Curitiba fui para a prova com 95Kg e agora estou com 87Kg, tornando  corrida bem melhor, se alguém minha de nutricionista indico a minha! Não passo fome e como chocolate após o almoço!

A preparação começou na última semana de Janeiro, mas foi interrompida por um mês de maneira forçada. Na véspera do feriado da semana Santa cai de moto, quebrei o polegar da mão esquerda, precisei passar por uma cirurgia para colocar uma placa e alguns parafusos, retornando aos treinos somente dia 14 de Maio, num treinão da maratona do Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas com os amigos Eduardo Natividade, Erich Cavaleiro e Marcus Lopes. Foi um treino difícil, com gesso no braço e dores no joelho devido à pancada!

Passado o susto, consegui recuperar meu condicionamento em cerca de duas semanas, quando fiz um longão saindo do Leme, seguindo pela orla até Ipanema com volta Lagoa e retornando ao início, cerca de 23k. Fui somando longos e amizades, o grupo de amigos aumentou e os incentivos tornaram maiores!

Mas o maior incentivo até o momento foi descobrir que meu "boneco" já está sendo fabricado! Eu e minha esposa ganharemos em dezembro o meu filhão Bernardo. É isso que me dá mais força para completar meu objetivo. Os longos de fim de semana me deixam longe da minha esposa, ela faz cara feia, mas entende, pois um dia vai correr a maratona ao meu lado!

Estou na penúltima semana de preparação, restam apenas 4 treinos e depois vem o grande dia, estou muito confiante e se o "cara" lá de cima permitir farei uma excelente prova!

Fica aqui o pequeno relato! Desejo a todos os amigos do blog uma bela corrida dia 27 e nada de esmorecer! Força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira