21 de outubro de 2013

Revezamento das Praias - 21K

   Boa noite meus amigos! Hoje estou trazendo o relato do Revezamento das Praias  que aconteceu este fim de semana no Rio de Janeiro.

   Logo que tal prova foi lançada eu não exitei em coloca-la no meu calendário como preparação para a Maratona de Curitiba. Mas mal sabia eu que a prova não seria apenas um treino e sim um grande desafio!

   Com organização da Spiridon a largada foi realizada as 7 da manhã do sábado 19 de outubro, no Grumari. Para ter acesso a tal local a organização disponibilizou ônibus saindo da Barra da Tijuca as 5:15 do mesmo dia!

   Acordei as 3 da manhã e tomei um táxi até bem próximo de casa, fui para a casa do amigo Jorge Ultra que assim como eu filou a carona do outro amigo Francisco Carneiro. Saímos de Sulacap por volta das 4 horas, ainda com uma lua cheia brilhando e sem nuvens!

   Descemos do ônibus no local da largada por volta das 6 horas, o mesmo fez todo o trajeto da prova! E ai meu coração apertou e a cabeça amedrontou! Antes de conhecer o local eu imaginava: a largada é ali em Grumari, logo depois do Recreio, e de lá se corre molezinha até a Barra. Que engano! Mas vou falando sobre isso mais a frente!

   Coloquei todo material no guarda-volumes e a incerteza batia na porta. Um baita solzão inesperado deu as caras e nenhuma nuvem resolveu desafia-lo! A previsão no dia anterior era de chuva, de muita chuva! Furada! Sem protetor solar nenhum e sem óculos de sol a cabeça já estava a mil meia hora antes da largada.

   Fui descontraindo com os amigos e observando a beleza do local! Muito linda a praia de Grumari, nunca tinha visitado antes! Tomei metade das doses do meu termogênico e do meu pré-treino e largamos! De cara foram 2k pela areia da beira da praia, pois era proibido correr na areia fofa, pois o local é uma área de preservação! De imediato  primeiro incomodo dava as caras diante das brincadeiras com os amigos que encontrava no percurso: a inclinação do terreno!

   Superei fácil e sem pressa esse início. Logo subi alguns degraus e acessei a pista, onde encarei 4k de asfalto, entre muitos sobes e desces, mas também não tive problemas, pois para isto estava bem treinado, contudo o calor incomodava. Os postos de água ficariam a cada 5 ou 6k e o atleta tinha que levar seu próprio reservatório para o resto do caminho, isso também me preocupava, apesar de estar com uma mochila de hidratação que suporta até 2L.

    Logo que cheguei no primeiro posto, com 6K, resolvi procurar algum amigo que estivesse no revezamento para deixar meu tênis com ele, mas não obtive sucesso! Fiquei cerca de 3 minutos parado e nã surgiu nenhum conhecido, enquanto isso reabasteci minha bolsa de água. Resolvi seguir com o tênis! Fui para a beira do mar, mas com menos de 5' de corrida meu tornozelo já incomodava, resolvi então ir para a areia fofa! 

   A dor passou, mas surgiu um novo incomodo! A areia caindo dentro do tênis! Não pestanejei e logo arranquei o meu pisante! Coloquei um em cada mão e fui firme no percurso pela areia fofa! Tudo tranquilo! Sendo que próximo do K8 tomei um sachê de carboidrato! Cheguei no K10 e encontrei um amigo! Mas esse merece um paragrafo a parte!

   O amigo Renee Rocha foi quem retirou meu kit e quem ficou com meu par de tênis, aliviando o peso no braço! Senão fosse ele seria dolorido a prova! Pois os cerca de 4K que estive com o meu calçado na mão me renderam boas caimbras nos braços!  Obrigado campeão!

   Nessa parada tomei a outra metade do termogênico e do pré-treino! E segui firme pela areia fofa até o K15 enquanto conversava com minha noiva pelo whats app. O calor já castigava mas eu me divertia com ela e com a paisagem!

   No k15 a organização me obrigou a ir pela beira do mar, relutei mas não tive sucesso! Tomei meu último carbogel e segui a orientação dos staffs! Começaram os problemas! A dor logo veio e eu mal consguia posicionar o pé esquerdo no chão! Por vezes corria-caminhava de costas para aliviar o movimento de inclinação! Depois de uns 2K assistindo muitos amigos passarem e me darem apoio vi um atleta (Júnior Monteiro) cair com caimbras uns 200 metros a frente! 

    Logo dois atletas pararam para ajuda-lo, eu vinha em seguida e lhe ofereci minha garrafa com gelo que peguei no último posto de transição, junto chegou outro atleta (Bruno Pugliese) que també parou para amparar o amigo! Logo os dois primeiros atletas seguiram viagem, enquanto eu e o Bruno levantamos o Júnior e nos tornamos melhores amigos em segundos!

   Eu com o tornozelo ruim, o Bruno com a lesão do Guga no quadril  e o Junior com caimbras ditamos um ritmo lento e a base de muita conversa e risadas! Não deu para ninguém! Foi uma prova sensacional e as dores sumiram! Faltando uns 30 metros para terminar a prova o amigo Junior sucumbiu a mais dores, não exitei e junto com o Bruno parei para aguardar o amigo! Nesse momento o narrador oficial da prova descreve a cena no som e o pequeno público aplaude e dá forças! Completamos!

    Recebi o melhor abraço ao fim da corrida! Nada como uma bela amizade! Obrigado Bruno! Obrigado Junior! Qualquer dificuldade é quebrada por boas companhias!

   Fechei a prova com 3:12' mas se tivesse ido pela areia fofa faria em menos aproximadamente 2:45' Mas como primeira experiência longa na areia foi ótimo! Muitos aprendizados!

   Galera é isso! Fiquem com algumas fotos!

Eu, Junior e Bruno

Largada no Grumari

Outra da largada

Inicio da corrida no Grumari: olha o sol as sete da manhã

Se liga na água da praia!

Menos de 1k e já suando muito!

Primeira subidas de várias

Primeira descida e olha o visual!

Não resisti e dei uma paradinha para outra foto!

O número da fera!

Mais que merecida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira