7 de julho de 2013

Maratona do Rio 2013 - Parte 1/2

   Boa noite meu amigos, vamos falar da grandiosa Maratona!

   "A MARATONA TE FAZ MAIS HUMILDE!" (não lembro qual atleta ao certo fez a citação mas creio ter sido o tcheco Emil Zatopek.) Sim! A maratona, assim como as ultras, te fazem muito mais que humildade, te ensinam a viver e compreender o mundo de forma diferenciada, de outro ponto de vista!

   Esta maratona foi minha prova do primeiro semestre. Preparação iniciada em fevereiro com até 4 treinos semanais. Um treino de tiros, um solto, um tempo run e alternado quinzenalmente treinos longos ou fortes de 15K. Menos 10Kg na balança, uma alimentação super balanceada. Musculação três vezes na semana, especifica para prova. Dois dias com treinos aeróbicos regenerativos (bike, elíptico, natação ou caminhada).   Redução do número de provas aos fins de semana e muita determinação!

   Determinação tanta que por duas vezes passei mal! Sendo uma na véspera da maratona, segundo os médicos somente estresse (sem duvidas, devido a carga de trabalho, estudos combinado com futuro casório e treinos). Desistir jamais!

   Minha meta era simples: após duas maratonas passeando resolvi fazer uma por tempo, não escolhi nada ousado, apenas gostaria de deixar as 5:19' e virar um sub 4:30' (ms não deu muito certo!). Dividi a prova: os 10K iniciais seriam no pace de 5'50", os próximos 10K em 6'00", caminharia 1K em 15' (bem lento mesmo) e retornaria no pace de 6'10" entre o 21 e 31K, caminharia mais 1K (no mesmo tempo da caminhada anterior) e fecharia com pace de 6'20". Pelas contas isso me daria um tempo total de corrida de 4:17'40", restando ainda pouco mais de 10' para curtir o percurso e descansar!

   Corrida iniciada e os problemas vão aparecendo. Primeiro que não consegui ir ao banheiro fazer o número, e como de praxe já imaginava que isso ocorreria no decorrer da prova, e no posto 7 resolvi o problema após ter que pagar com um gel carboidrato o uso do mesmo num banheiro, que ao meu ver, deveria ter uso gratuito por ser de utilidade pública. O problema anterior a este foi ter desmaiado na entrega do kit na sexta-feira, isso mesmo, desmaiei! Estava na fila para pagar um tênis que comprei para minha noiva e do nada acordei com o atendimento médico! Vou apurar isto, mas como dito antes, deve ter sido o estresse!

   Olhem os tempos dos Ks:

K1 6'24"
K2 5'55"
K3 5'51"
K4 5'40"
K5 5'49"

Até aqui tudo certo! Um pouco de perda de tempo devido ao tumulto na largada, mas que após o retorno foi resolvido e logo encontrei meu pace!

K6 5'55"
K7 6'01"
K8 5'49"
K9 6'01"
K10 5'49"

Mesmo sem um sensor GPS para marcar o pace consegui manter a média, ainda mais depois que no K6 encontrei com o amigo Flavio Loureiro e segui com ele até o K15

K11 5'50"
K12 5'42"
K13 5'57"
K14 5'52"
K15 5'42"

O referido amigo iria correr tudo no pace de 5'50" então fui com ele neste 5K onde era pra ter reduzido! Não digo que foi um erro pois meu corpo até pedia para ir mais rápido, mas logo aqui já fugi do planejado! No K15 parei para ir ao WC e em seguido retornei a competição, mas leve! rsrsrs

K16 6'17"
K17 6'08"
K18 6'08"
K19 6'44"
K20 6'03"

Larguei o amigo e perdi também meu pacer, afinal ele estava controlando tudo pelo GPS, mas mesmo assim consegui me manter próximo da média estabelecida! Porém onde era pra ter caminhado eu resolvi continuar correndo, troquei a estratégia para poder correr na subida do elevado do Joá, somente iniciado no K22.

K21 6'53"
K22 6'07"
K23 11'09"
K24 6'25"
K25 6'41"

Voltei a correr no K24, mas perdido no pace, não consegui medir qual seria o ideal e o certo! Corri 3K e apareceu uma imensa câimbra na panturrilha direita, como tinha tempo sobrando resolvi caminhar mais 1K e depois retornar a corrida!

K26 6'28"
K27 11'06"
K28 7'21"
K29 6'54"
K30 6'45"

Voltei a correr justamente ao completar 27K, bem na subida da Niemeyr, rodei mais 3k, até acessar o leblon já com câimbras demasiadas na panturrilha direita e começando na coxa direita também! Caminhei mais 1K e depois voltei a correr!

K31 12'11"
K32 8'01"
K33 7'09"
K34 7'07"
K35 12'41"

Aqui o bicho pegou, as dores ficaram insuportáveis e tive que diminuir legal o ritmo! Do 35 ao 38 eu delirei, senti um calor insuportável, sentei e alonguei, cheguei a ficar mais de 4' sentado! O sol estava queimando meu corpo, apareceu uma dor de cabeça! Pensei em desistir, mas não! Eu cheguei até ali, eu treinei e não seriam câimbras e um mal estar que me fariam parar! Mas foi triste! Não sei como aguentei! Acho que foi o cara lá de cima que me deu uma mãozinha!

K36 14'06"
K37 10'41"
K38 10'51"
K39 8'08"
K40 7'27"

No final do 38 eu gritei: "Chega! Não vou parar!" Tracei um novo plano de corrida, que seria correr 3' e caminhar 1'. Deu certo e assim fui!

K41 7'38"
K42 7'29"
195m 1'15"

Tempo total: 5:08'31"

Não foi o que eu queria, mas essas câimbras vieram do além! Perdi o controle emocional em determinado momento (logo eu que tenho a cabeça mais tranquila e controlada possível, acho que achei um ponto fraco!)

   Missão cumprida! Medalha no peito! Mergulho no gelo e muito descanso! Não terminei bem, não fiquei feliz nem triste, estou ciente que tenho que treinar mais! Agora vou reavaliar os treinos, ver o que houve de errado e me preparar para realizar o feito Sub 4:30' na Maratona de Curitiba em novembro!

   Eu chorei sim! Mas e daí? Essa história que homem não chora, não passa de uma estória! Na próxima vou chorar de alegria!

   Gostaria de agradecer aos inúmeros amigos que encontrei por lá inclusive os que não encontrei! Em especial ao Flavio que me acompanhou num determinado momento, ao Ozeias que me deu forças justamente onde eu precisava, ao Mauricio Vivas que caminhou e trocou aquela ideia na hora certa, ao Sergio e Moisés que forneceram a carona e foram guerreiros na prova também!

   Ao amigo Estivisom de Campo Grande-MS o pedido de desculpas por não tê-lo encontrado ao término da prova! A amiga Dart a desculpa de também não encontra-la!

   E um parabéns especial! A minha noiva Luciana, ao meu cunhado Andre e ao amigo Wallace que tanto me apoiaram nos treinos e sofreram, vibraram e correram em pensamento! Amigos assim fazem a grande diferença! Para a minha noiva um grande parabéns por me aturar durante um ano! E para meu cunhado e novamente minha noiva os parabéns por terem completados a primeira meia maratona em menos de um ano correndo!

   Agradecimento também ao blog Pulso, no qual ganhei minha inscrição! Foi no Pulso que ganhei a inscrição de 2011 e fiz minha primeira maratona e novamente tive a sorte e prazer de ganhar mais uma vez!

   Agradeço muito a Deus! Aos meus guias espirituais! Pois sem eles nada disto seria realidade!

 
1 ano juntos e sua primeira meia!

Sombra e água fresca!

Pós corrida segui o exemplo do meu gato!
Com os amigos Moises e Sergio: só guerreiro!

Bem no início, ainda com cara de sono!

8 comentários:

  1. Parabéns Claudio pelo post, que pena que não consegui fazer a prova que gostaria, mas foi o que deu e o mais importante é ter completado.
    Fazer 42km não é pra qualquer um,então parabéns pelo feito. Ano que vem estarei nessa prova pra estrear nos 21km.
    Boas provas e treinos por ai.
    Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Cassia! Obrigado e quero ve la ano que vem firme e forte!

      Excluir
  2. Parabens, o importante foi que vc não desistiu e persisitiu e chegou.....

    Eu estou treinando pra minha primeira meia maratona em Foz do Iguaçu e já tô com borbulhas no estomago...

    Parabens e descansa, pois com certeza tem treino essa semana... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mara, treine muito e não esqueça que você é o seu limite! nA TORCIDA POR VOCÊ!

      Excluir
  3. Nossa cara, emocionado duplamente. Uma por me citar em agradecimentos, e a outra, mais importante, pela sua humildade. Seu relato é o verdadeiro discurso de um campeão. Eu acho ótimo que a vida apronte dessas conosco, as vezes, pois isso torna a vida muito mais emocionante. Por exemplo: Imagina que voce tivesse conseguido seu objetivo ontem. Teria terminado a prova, chorado de alegria, teria tido um dia completo de louros e púrpura. Essa sensação duraria uma semana inteira. Na segunda semana já seria menor e em breve vc esqueceria disso. Não teria mais tantos objetivos. Justamente por não ter conseguido, se eu te conheço bem, vai treinar com disciplina e se recordar disso todos os dias. Vai se tornar mais organizado e estudar o q pode ter dado errado. Vai dar sentido a tudo, treinar por meses e lá na frente vai conseguir... e isso vai ter muito mais valor, por ter sido tão mais difícil. A vitória é só uma questão de datas... e quanto mais longe, mais honrosa.

    Parabéns por tudo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo cara! Aora é hora da revisão e nunca esquecer do que já foi feito!

      Excluir
  4. Claudio você é um campeão completo! Tem todas as características de um: humildade,perseverança e garra! Curto muito seus posts amigo. Por ser de fácil a leitura, e de forma literária e poética. Obrigado pelo agradecimento em especial. Adorei conhece-lo na corrida da Mizuno. De tanto o André falar, eu ficava ansioso para encontra-lo, parabeniza-lo e sentir das boas vibrações e da luz que te acompanham! Parabéns novamente, Campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Wallace! Pena não te dar um abraço mas um dia quero que vc complete a sua maratona! Sem pressa vou correr ao seu lado!

      Excluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira