11 de dezembro de 2014

Treino no Gericino - Alcançando as Bandeiras

   Os objetivos estão mudando e estou conhecendo novos locais de treino, então por qual motivo não compartilhar com vocês?

   Em dez dias conheci quatro locais novos para treinar, uns bem conhecidos e outros muito pouco explorados. Hoje vou falar de um pouquíssimo explorado.

   Vamos falar do Parque Natural do Gericino. Este é muito conhecido pelos militares do exercito, que utilizam o mesmo como área de instrução. O Parque é margeado pelos bairros de Magalhães bastos, bangu, Anchieta e a cidade de Nilopolis, faz divisa também com o Parque do Mendanha.

   O Parque é muito grande e hoje vou apresentar um primeiro percurso que já utilizei algumas vezes e gosto muito por ter belas e desafiadoras subidas. Apelidei o percurso de Três Bandeiras, pois vou até o cume de 4 morros, sendo que 3 possuem o Pavilhão Nacional hasteado.

   O percurso é todo de terra batida e em algumas partes trilhas. O Acesso ao primeiro morro (ponto 3 no mapa) é feito por uma trilha que já esta bem coberta de mato, mas ainda é visível para os olhos atenciosos. Os outros morros tem estradas fáceis de achar, contudo dificílimas de subir, ainda mais correndo.

   A visão de todos os morros, principalmente do morro marcado com o numero 4, é de 360 graus. Dá para ver os limites do parque e muitas outras formações montanhosas assim como bairros limites do parque.

   O parque é grande e com tantas estradas é fácil se perder e parar dentro de uma favela. Devido a isto não aconselho ir no final da tarde nem a noite, apesar de ser em boa parte área de instrução militar são muitas as historias de bandidos andando armados no parque, então muito cuidado, opte pela parte da manhã em que tem muita claridade.

   Gostei e estou gostando muito de treinar ali, afinal não falta verde e ar puro. Já vi outras pessoas treinando, principalmente militares do exercito e até sei de muitos amigos que correm ali, inclusive tem uma turma intitulada Chão de Gericino que arrepia direto lá dentro!

   Pra quem for encarar o parque e quiser fazer este meu percurso e possuir garmin, basta me adicionar no Garmin Connect (claudiohavieira@gmail.com) e puxar o meu percurso para o seu aparelho!

   É isso galera! Bons treinos!


1- Campo do Sampaio - Em frente a 1º DE na Vila Militar
2- Circulo Militar de Polo
3- Primeiro pico sem Bandeira
4- Segundo pico com Bandeira
5- Lagoa do Coronel
6- Terceiro pico com Bandeira
7- Quarto pico com Bandeira





Altimetria do Percurso

Vista do Circulo Militar de Polo na Estrada São Pedro de Alcantara
180º da Primeira Bandeira

Os outros 180º da Primeira Bandeira
A subida para a segunda e terceira bandeiras


Um comentário:

  1. Ja fiz algumas provas de rally por lá! Imagino que um treino deva ser incrível! Quando for voltar, de um toque! Abs!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua colaboração amigo, toda e qualquer forma de expressão sera valida e muito retribuida!

contatos: 55 21 99267-7002 / claudiohavieira@gmail.com

Claudio Vieira